Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Post do Leitor, Fotografia por Risser Fontana

Faaala galera! Tudo certo? Pois bem, Pra quem não me conhece, sou Risser Fontana, trabalho com eventos a 5 anos pela empresa de eventos do meu pai juntamente com meu irmão e hoje sou fundador de uma nova ideia da fotografia contemporânea, que é a própria dita RF photograph. Essa ideia surgiu a muito tempo atrás, quando eu ainda brincava com as máquinas fotográficas antigas de meu pai.


Antes de qualquer outro comentário, nunca fui uma pessoa repleta de mordomias, porem sempre tive uma vida razoavelmente confortável.  Com o passar dos anos muita coisa mudou, lugares, pessoas... Mais durante após todos esses anos ninguém que eu conhecia ao meu redor era tão feliz quanto eu com Sony Cybershot de 2008 que meu pai havia comprado para família. Todo mundo confuso, e eu fui colocando em prática essa paixão pela fotografia quando botei essa nova compacta no seu modo manual. Desde aquele momento comecei a me aventurar com a luz, os efeitos, que por mais simples me deixavam fascinados. O bom aproveitamento do modo manual em uma câmera consideravelmente simples, me rendeu vários elogios e até críticas sobre minhas fotos serem mesmo de uma cybershot ou de uma semiprofissional. Seguindo no ramo de eventos, surge uma nova ideia de meu irmão trabalhar com filmagens, nesse momento se passaram anos após aquela antiga cybershot. Mas como o objetivo era qualidade em filmagem, optaram por uma câmera que até então seria o meu sonho ter nas mãos. Era uma Canon EOS t3i. A partir dai, iniciou-se o que eu chamo de carreira. Por que enquanto meu irmão utilizava apenas 1% da função dessa máquina que seria a filmagem em full HD, eu já aproveitava e explorava cada segundo ao lado dessa câmera que é a que eu trabalho até hoje para a fotografia. Fotografia pessoal, nada mais é do que desenhar com a luz, isto é, brincar com essa luz até que se chegue a um resultado incrível e simples. Não vou dar dica aqui para profissionais até por que seria muita complicação para equipamentos simples que variam da câmera de um celular a uma cybershot. Antes de mais nada meu povo e minha “pova”, queria alertar a quem pretende mudar de câmera compacta para uma mais atual, a não se iludirem com um grande número de megapixels e um preço baixo. Megapixel não significa sempre qualidade, ele só é o tamanho da sua foto e não a resolução, a qualidade! Por isso a verdade sempre é mostrada a noite! Pois uma câmera com boa qualidade na lente a quem tem dificuldade pra perceber de dia, sempre vai ser mostrada sob pouca luz.
Aqui eis um exemplo, ignorem o ISO 6400 da foto a direita pois não existe um iso tão alto nas compactas, e observem atentamente as duas fotos em um ISO baixo e outro alto que mostra que a granulação pode ocorrer até mesmo em ambientes iluminados, alterando as cores, as sombras e principalmente a qualidade.

Então fica dica ai pra quem quer mais qualidades em suas fotos! Aproveitem bastante a iluminação e evite usar ISO maior que 800, 1600 no máááximo! Isso se você largar de bobeira e tirar daquele famoso A de automático e começar a usar o M de manual minha gente u.u 
Para quem não sabe, ISO é a exposição de luz que a câmera gera para a com o ambiente em que vamos fotografar. É uma dica simples, porém muitas fotos, incluindo de profissionais, acabam granulando por bobeira ou por não ter mais opção. Bem pessoal, pra este post não ficar muito grande, vou finalizando aqui agradecendo a cada um de vocês  por ter visto um pouco do meu amor pela fotografia aqui no “Amando sem experiência” e em breve eu vou dar umas dicas sobre técnicas simples de iluminação e ângulo que darão um charme a suas fotos e já aviso, não se intimide com a câmera de um celular enquanto vê seu amigo com um baita equipamento, um bom fotógrafo não é aquele que possuí a melhor câmera, mas sim, o melhor olhar. FONTANA – Risser.

5 comentários:

  1. Tu é muito fera a e lindo! Tem namorada?!
    Brinks, mas você é muito profissional, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mas, qual seu conselho para alguém que é apaixonado pela fotografia só não tem condição de fazer um curso ou de ter uma câmera?
    Não desista? É o que todos dizem para o meu amigo.
    A e você é realmente muito profissional, meus parabéns!

    ResponderExcluir