Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Post da leitora, Publicidade e Propaganda por Camila Silvano

      Oi, gente. Tudo belezinha? Bom, vou falar (tentar) um resumo a minha pessoa antes de falar sobre o tema sugerido. Entonces, me chamo Camila Alves Silvano, tenho 23 anos, sou de Tubarão mas, atualmente, moro em Criciúma. Sou apaixonada por livros, poesia, música, filme etc. Na verdade, eu gosto de tudo. Sou fácil de agradar... talvez isso seja um reflexo da minha profissão. Ah, falando nela, sou publicitária (por opção e formação), estudei quatro anos na Unisul, e conclui o curso de Publicidade e propaganda no ano 2010.
      Bom, pra quem não sabe, as palavras Publicidade e Propaganda são usadas como sinônimos nos países de língua latina. É uma história longa. Houve um erro de tradução, na teoria, propaganda na verdade significa publicidade e vice-versa. Mas, se vocês tiverem interesse em saber mais sobre isso, podem me procurar que indico livros sobre o assunto (ou dou uma cópia da minha monografia :P). Publicidade, no Brasil, teoricamente, significa aquela as “ações” de caráter ideológico, sem custo e sem visar a qualquer tipo de lucro. Já a propaganda, seria aquela que tem caráter lucrativo, de venda mesmo. Maaaas, você deve estar se perguntando: então porque falam em propaganda política? Bom, é aí que a gente pode perceber o erro na tradução, por isso, as deixaremos como sinônimos.


      Ah, outra coisa legal. O símbolo da P.P é um galo, sabe por que? Porque o galo “anuncia” o nascer de um novo dia. Assim, como a publicidade e propaganda, que anuncia, propaga etc. o que é novo (e velho também). 



      Dentro da Publicidade existem várias áreas em que se pode atuar. Como já deve ter dado para perceber, eu trabalho com redação publicitária (que faz parte da criação). Junto a mim trabalham, diretamente, os diretores de arte (responsáveis pela parte de layout) e o (temível) diretor de criação, que é quem aprova as “bagaças”.
       Bom, eu sempre gostei de escrever e não me vejo fazendo outra coisa. Quando decidi focar minha carreira apenas na redação, foi um pouco difícil, pois eu já havia concluído a faculdade. Aí vai uma dica: a hora de aproveitar as oportunidades é quando você está estudando. Depois, você se vê obrigado a trabalhar. E outra coisa: quando a gente estuda algo, fica bem mais fácil com exemplos práticos. Estágios são ótimos para isso. (Mas não é pra deixar se aproveitar da sua inexperiência, viu?).
       Para ser um redator publicitário você precisa: ser bom em português, ser criativo, gostar de ler, escrever, estudar, pesquisar, saber trabalhar em equipe, saber ouvir não e, principalmente, saber quando a sua ideia é ruim. É sério, gente! Eu sou muito crítica em relação ao trabalho, tantos os meus quanto dos outros. Uma coisa que eu odeio é propaganda com apelo sexual. Pra que isso? Também não gosto das palavras satisfação e sofisticação. Mas isso são particularidades minhas.

      É preciso entender que não existe regra para ser redator e escrever bem. Tens que tentar, tentar, riscar uma palavra, rabiscar outra, ouvir uma música, dar uma pausa para colocar mais cafeína no corpo etc.
      Aqui onde eu trabalho, a galera me acha um pouco chata, porque eu exijo bastante deles. Mas, a gente tem que entender uma coisa: tudo que o saí da empresa não é nosso. É do nosso cliente. E, como em qualquer profissão, o cliente é muito importante. Porém, já está comprovado (por mim e por outras pessoas - risos) que o cliente, nem sempre tem razão e que ele não é a alma do negócio. Ele pode ser até o, sei lá, banco, setor financeiro... mas, a alma de qualquer negócio é o marketing dele.



     Bom, não quero me tornar cansativa (acho que já tô sendo, né?), mas vou dar uma última dica para vocês: aquela história de que para escrever é preciso ter inspiração é pura “balela”. Aprendam uma coisa: para toda e qualquer criação é preciso 99% de suor e 1% de inspiração. É como dizia um professor meu da faculdade: “sem produção não há salvação”. Então, em verdade vos digo, é preciso METER A MÃO NA MASSA.

Beijocas.
     Ah!
     Quem quiser saber mais sobre propaganda (ou livros, ou música, ou pensamentos malucos ou sobre qualquer coisa, ou ainda, quiser fazer uma amiga, me escreve uma cartinha, me adiciona no facebook ou me segue no twitter).
Beijocas, again.

Nenhum comentário:

Postar um comentário