Bom, pra quem não sabe, as palavras Publicidade e Propaganda
são usadas como sinônimos nos países de língua latina. É uma história longa.
Houve um erro de tradução, na teoria, propaganda na verdade significa
publicidade e vice-versa. Mas, se vocês tiverem interesse em saber mais sobre
isso, podem me procurar que indico livros sobre o assunto (ou dou uma cópia da
minha monografia :P). Publicidade, no Brasil, teoricamente, significa aquela as
“ações” de caráter ideológico, sem custo e sem visar a qualquer tipo de lucro.
Já a propaganda, seria aquela que tem caráter lucrativo, de venda mesmo.
Maaaas, você deve estar se perguntando: então porque falam em propaganda
política? Bom, é aí que a gente pode perceber o erro na tradução, por isso, as
deixaremos como sinônimos.
Ah, outra coisa legal. O símbolo da P.P é um galo, sabe por
que? Porque o galo “anuncia” o nascer de um novo dia. Assim, como a publicidade
e propaganda, que anuncia, propaga etc. o que é novo (e velho também).
Dentro da Publicidade existem várias áreas em que se pode
atuar. Como já deve ter dado para perceber, eu trabalho com redação
publicitária (que faz parte da criação). Junto a mim trabalham, diretamente, os
diretores de arte (responsáveis pela parte de layout) e o (temível) diretor de
criação, que é quem aprova as “bagaças”.
Bom, eu sempre gostei de escrever e não me vejo fazendo
outra coisa. Quando decidi focar minha carreira apenas na redação, foi um pouco
difícil, pois eu já havia concluído a faculdade. Aí vai uma dica: a hora de
aproveitar as oportunidades é quando você está estudando. Depois, você se vê
obrigado a trabalhar. E outra coisa: quando a gente estuda algo, fica bem mais
fácil com exemplos práticos. Estágios são ótimos para isso. (Mas não é pra
deixar se aproveitar da sua inexperiência, viu?).
Para ser um redator publicitário você precisa: ser bom em
português, ser criativo, gostar de ler, escrever, estudar, pesquisar, saber
trabalhar em equipe, saber ouvir não e, principalmente, saber quando a sua
ideia é ruim. É sério, gente! Eu sou muito crítica em relação ao trabalho,
tantos os meus quanto dos outros. Uma coisa que eu odeio é propaganda com apelo
sexual. Pra que isso? Também não gosto das palavras satisfação e sofisticação.
Mas isso são particularidades minhas.
É preciso entender que não existe regra para ser redator e
escrever bem. Tens que tentar, tentar, riscar uma palavra, rabiscar outra,
ouvir uma música, dar uma pausa para colocar mais cafeína no corpo etc.
Aqui onde eu trabalho, a galera me acha um pouco chata,
porque eu exijo bastante deles. Mas, a gente tem que entender uma coisa: tudo
que o saí da empresa não é nosso. É do nosso cliente. E, como em qualquer
profissão, o cliente é muito importante. Porém, já está comprovado (por mim e
por outras pessoas - risos) que o cliente, nem sempre tem razão e que ele não é
a alma do negócio. Ele pode ser até o, sei lá, banco, setor financeiro... mas,
a alma de qualquer negócio é o marketing dele.
Bom, não quero me tornar cansativa (acho que já tô sendo, né?),
mas vou dar uma última dica para vocês: aquela história de que para escrever é
preciso ter inspiração é pura “balela”. Aprendam uma coisa: para toda e
qualquer criação é preciso 99% de suor e 1% de inspiração. É como dizia um
professor meu da faculdade: “sem produção não há salvação”. Então, em verdade
vos digo, é preciso METER A MÃO NA MASSA.
Beijocas.
Ah!
Quem quiser saber mais sobre propaganda (ou livros, ou
música, ou pensamentos malucos ou sobre qualquer coisa, ou ainda, quiser fazer
uma amiga, me escreve uma cartinha, me adiciona no facebook ou me segue no
twitter).
Beijocas, again.
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